Home » Casa » Ano Novo, Cozinha Nova

Para o ano de 2019, decidi remodelar a cozinha. A mulher manda. E o homem obedece. É politicamente incorreto escrever isto? Talvez, não? Importa que seja? Qualquer dia, não podemos sequer imaginar que uma mulher é uma mulher ou um homem é um homem.

Para além das obras de construção civil que são inerentes à remodelação da cozinha, é necessário escolher os móveis da cozinha e avaliar os eletrodomésticos. Na prática, perguntar à mulher se também quer eletrodomésticos novos?! Embora, quando se trata do frigorífico, confesso que sinto uma atração inquestionável pelos frigoríficos de 2 portas e guardei esse desejo como um trunfo secreto para sumeter-me incondicionalmente a todas as ideias da mulher para a cozinha, na condição de conseguir essa concessão única: um magnifíco frigorífico de 2 portas.

Fui com a mulher ao IKEA e andamos a ver móveis de cozinha. Confesso que, quando me lembro da visita ao IKEA, imagino um papagaio a ser puxado e empurrado pela mulher, por entre cozinhas e cozinhas, enquanto consultava as últimas notícias do futebol no iPhone. Obviamente, sempre com expressões de concordância em relação às opiniões da mulher.

Acontece que o espaço que temos para a cozinha não tem a geometria perfeita para uma cozinha modular. Pois, acontece. Não pensamos nisso quando compramos a casa. E também pouco importa. Gostamos da casa e nem tudo é perfeito. A cozinha não tem uma forma geométrica perfeita, mas é a nossa cozinha. E, só por isso, é a cozinha mais bonita do mundo.

Optamos por pedir um orçamento duma empresa que fornece cozinhas por medida. Daquelas onde medem tudo, fazem muitas perguntas, mostram catálogos, perguntam que estilo preferimos, recomendam materiais e mostram-nos várias opções de móveis de cozinha em 3D para o nosso espaço. É incrível como é difícil escolher, quando nos apresentam mais do que uma solução perfeita para a cozinha. Deveria ser a coisa mais fácil do mundo, escolher entre várias opções perfeitas. Mas, é tão difícil. Escolhemos várias vezes a opção mais que perfeita, para depois voltar com a palavra atrás. Penso que puxamos o gestor de clientes da blucozinhas, a empresa que tão bem nos tratou, para além do limite da boa educação, de quem treina a paciência todos os dias para aturar clientes indecisos.

Agora, aguardamos a montagem da cozinha. Ainda temos que esperar algumas semanas. Mas, eu já tenho o frigorífico de 2 portas. A minha cozinha já foi remodelada. Quem aguarda pelo resto da cozinha é a mulher. Eu já abro uma das portas do frigorífico, durante a noite, e disfruto da visão panorâmica sobre petiscos deliciosos para saciar aquela vontade de comer qualquer coisa, quando acordamos e todos ainda dormem.